Muitas vezes é argumentado que o uso de terapias naturais pode reduzir o açúcar no sangue. Mas, será que realmente existe uma maneira de como curar diabetes de forma natural? Leia para saber sobre os remédios caseiros para diabetes.

O diabetes é um problema generalizado e persistente. Em geral, existem dois tipos principais de diabetes – diabetes tipo 1, em que o corpo não produz insulina, e diabetes tipo 2, em que o corpo não produz insulina suficiente ou a insulina produzida não funciona adequadamente para absorver o açúcar do nosso sangue.

O diabetes afeta milhares de pessoas hoje. Este distúrbio hormonal pode levar a doenças cardíacas, derrames, insuficiência renal, danos ao fígado e catarata, além de outros problemas de saúde menos graves.

No entanto, existem algumas mudanças simples de estilo de vida que você pode fazer para evitar que o diabetes se torne algo cada vez pior. É válido ressaltar que os remédios caseiros são o melhor remédio para curar diabetes. Aprender como curar diabetes de forma natural é muito importante!

Como curar diabetes de forma natural

Aqui estão os 12 melhores remédios caseiros que ajudam no processo de como curar diabetes de forma natural:

1. Abóbora Amarga (Karela)

A abóbora amarga é útil no controle do diabetes por causa de seus efeitos de diminuição da glicose no sangue. Isso acontece por causa de sua substância química chamada Charantin. Karela tende a influenciar o metabolismo da glicose em todo o corpo e não apenas de um órgão em particular. Além disso, também aumenta a secreção pancreática de insulina para prevenir a resistência à insulina.

Assim, o cabaço amargo é benéfico para diabetes tipo 1 e tipo 2. No entanto, não pode ser usado para substituir totalmente o tratamento com insulina. É ideal para quem é diabético beber suco de abóbora amarga com o estômago vazio a cada manhã. Além disso, você pode incluir um prato preparado com abóbora amarga diariamente em sua dieta para o máximo benefício. É uma das melhores formas de como curar diabetes de forma natural.

2. Canela

A canela controla o diabetes e reduz os níveis de açúcar no sangue no corpo, estimulando a atividade da insulina. Seus componentes bioativos, o cinamaldeído, o cinamato, o ácido cinâmico e vários óleos essenciais podem ajudar a prevenir o diabetes.

Estudos têm demonstrado que ela pode funcionar como uma opção eficaz para reduzir os níveis de açúcar no sangue em casos de diabetes tipo 2 não controlada. No entanto, não deve ser tomada em excesso, pois pode levar a problemas respiratórios e aumentar a frequência cardíaca, causando sudorese excessiva.

Você pode misturar uma colher de chá de canela em uma xícara de água morna e beber diariamente. Outra dica é adicionar canela ao chá, smoothies e sobremesas assadas.

Se quer saber outras dicas de como curar diabetes de forma natural é só continuar a leitura.

3. Feno-grego

O feno-grego também pode ser usado para controlar o diabetes, melhorar a tolerância à glicose e baixar os níveis de açúcar no sangue, uma vez que é rico em fibras. Comer isso retarda nossa digestão, permitindo que o açúcar no sangue seja absorvido adequadamente.

Esta planta aromática também estimula a secreção de insulina dependente de glicose. É eficaz no controle de diabetes tipo 1 e tipo 2, como mostram os estudos em vários experimentos.

Você pode mergulhar duas colheres de sopa de sementes de feno-grego na água durante a noite e beber a água junto com as sementes de manhã com o estômago vazio. É um dos grandes segredos de como curar diabetes de forma natural.

4. Groselha Indiana (Amla)

Groselha indiana é rica em vitamina C, que é um antioxidante que combate o diabetes. Ela também promove o bom funcionamento do seu pâncreas, que inicia a produção de insulina para reduzir o açúcar no sangue do corpo.

Você pode pegar 2-3 frutas amla, remover as sementes e moer em uma pasta fina. Em seguida, coloque a pasta em um pano e esprema o suco. Misture duas colheres de sopa de suco em um copo de água e beba diariamente com o estômago vazio para reduzir sua resistência à insulina.

5. Ameixa preta ou amora-preta indiana

Ameixa preta ou jamun pode ajudar muito em como curar diabetes de forma natural, pois contém antocianinas, ácido elágico e taninos hidrolisáveis ​​que são um tipo de antioxidantes. Quase todas as partes da planta Jamun, como as folhas, bagas e sementes, são um superalimento para quem sofre de diabetes.

Uma pesquisa mostrou que as sementes desta planta têm efeitos hipoglicêmicos, o que significa que eles reduzem o açúcar no sangue e o açúcar na urina rapidamente, embora não abaixo dos níveis normais. Você pode fazer um pó de sementes secas de frutas jamun e comer este pó com água duas vezes ao dia.

6. Folhas de Manga

As delicadas e macias folhas de manga podem ser usadas para controlar o diabetes, regulando os níveis de insulina no sangue. As folhas contêm vitamina C, A e taninos, os quais são poderosos antioxidantes que ajudam no tratamento precoce do diabetes.

Para usar isso, mergulhe 10 a 15 folhas de manga em um copo de água durante a noite. De manhã, filtre a água e beba com o estômago vazio.

7. Folhas de curry

As folhas de curry são úteis na prevenção e no controle do diabetes, uma vez que diminuem a taxa de degradação do amido para a glicose em pessoas com diabetes, de acordo com uma pesquisa do King’s College, em Londres.

8. Aloe Vera

O gel de aloe vera ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue em jejum, por isso é uma ótima forma de como curar diabetes de forma natural. Ele contém fitoesteróis que têm possíveis efeitos anti-hiperglicêmicos para o diabetes tipo 2. A combinação de gel de aloe vera, folhas de louro e açafrão é útil para controlar o açúcar no sangue.

O suco de aloe vera também pode diminuir a gordura no sangue e o inchaço, um efeito colateral comum do diabetes.

9. Goiaba

Devido ao seu alto teor de vitamina C e fibra, comer goiaba pode ser realmente útil para manter o nível de açúcar no sangue. Como a fruta diminui o metabolismo, acaba permitindo uma melhor absorção de açúcar dos alimentos para baixar o açúcar no sangue. É melhor que os diabéticos não comam a casca da fruta para reduzir a retenção de açúcar.

No entanto, o consumo excessivo de goiaba em um dia não é recomendado, pois contém potássio, que pode ser tóxico para o organismo.

10. Folhas de manjericão (tulsi)

As folhas de manjericão são embaladas com antioxidantes e óleos essenciais para aumentar a sensibilidade à insulina. Coletivamente esses compostos, como eugenol, metil eugenol e cariofileno, ajudam as células beta pancreáticas, responsáveis ​​pelo armazenamento e liberação de insulina, a funcionar adequadamente. Por isso são importantes no processo de como curar diabetes de forma natural.

Uma vantagem adicional é que os antioxidantes presentes nas folhas ajudam a vencer os efeitos nocivos do estresse oxidativo. Além disso, verificou-se que o tulsi aumenta a produção de insulina e reduz os níveis de glicose em jejum em 7% e os níveis de glicose no sangue pós-refeição em 17%.

Você pode ter duas a três folhas de tulsi inteiras ou cerca de uma colher de sopa cheia de suco com o estômago vazio para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Não se esqueça de que entender como curar diabetes de forma natural pode ser um dos passos mais importantes para controlar o doença.

11. Sementes de linhaça (Alsi)

As sementes de linhaça são ricas em antioxidantes e seu consumo pode levar a uma queda na resistência à insulina, possivelmente devido à redução do estresse oxidativo no corpo. Elas também são ricas em fibras e, portanto, ajudam na absorção adequada de gorduras e açúcares.

O consumo de linhaça ajuda a reduzir o nível de açúcar pós-prandial do diabético em quase 28% e aumenta consideravelmente a sensibilidade à insulina. Consumir uma colher de sopa de pó de linhaça moída todas as manhãs com o estômago vazio com um copo de água morna.

12. Ginseng

Ginseng é um nome coletivo para uma variedade de diferentes espécies de plantas. Em alguns estudos utilizando o ginseng americano, foram relatadas reduções na glicemia de jejum. As variedades incluem ginseng coreano, ginseng siberiano, ginseng americano e ginseng japonês.

Em alguns campos, a planta, particularmente a espécie panax, é saudada como “cura-tudo”. Como é o caso de muitas das ervas utilizadas em todo o mundo no tratamento de diabéticos, são necessários mais estudos a longo prazo para verificar a eficácia do ginseng.

Conclusão

Como você observou ao longo do artigo, muitas ervas e especiarias comuns são usadas no processo de como curar diabetes de forma natural.

Uma série de estudos clínicos foram realizados nos últimos anos que mostram ligações potenciais entre terapias à base de plantas e melhor controle da glicose no sangue , o que levou a um aumento em pessoas com diabetes usando esses ingredientes mais ‘naturais’ para ajudar a controlar sua condição. Por isso elas são tão importantes para entender como curar diabetes de forma natural.

Dessa forma, é preciso realmente entender como curar diabetes de forma natural. No entanto, não faça nada sozinho. Sempre procure um médico para obter as recomendações para o seu caso.

12 Maneiras de como curar diabetes de forma natural
5 (100%) 1 vote