De suplementos a meditação guiada, seu tratamento para diabetes pode incluir medicamentos tradicionais, terapias alternativas e remédios naturais também. Quer saber como curar diabetes tipo 2 naturalmente? Então basta continuar lendo este artigo!

O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, define medicina complementar e alternativa como um “grupo de diversos sistemas, práticas e produtos médicos e de saúde que atualmente não são considerados parte da medicina convencional”.

Embora algumas técnicas possam ser eficazes, outras não são. Mas, de qualquer forma, nenhuma é prejudicial, isso que importa. Se você quiser tentar medicina complementar ou alternativa para saber como curar diabetes tipo 2 naturalmente, converse com seu médico sobre os prós e contras e o que pode ser uma boa ideia para você.

Como curar diabetes tipo 2 naturalmente: Tratamentos alternativos

Você sabe que a acupuntura pode ser uma das formas de como curar diabetes tipo 2 naturalmente? É isso mesmo. A acupuntura é um procedimento em que um praticante insere agulhas muito finas em pontos específicos da sua pele. Alguns cientistas dizem que a acupuntura desencadeia a liberação dos analgésicos naturais do corpo.

A acupuntura tem demonstrado oferecer alívio da dor crônica e às vezes é usada por pessoas com neuropatia, o dano nervoso doloroso que pode acontecer com o diabetes.

Dessa forma, a acupuntura é uma técnica que ajuda você a se tornar mais consciente – e aprender a lidar com – a resposta do seu corpo à dor. Esta terapia enfatiza técnicas de relaxamento e redução de estresse.

Como curar diabetes tipo 2 naturalmente: Suplementos dietéticos naturais

Confira a seguir como curar diabetes tipo 2 naturalmente com suplementos dietéticos naturais:

Cromo

O benefício de tomar cromo tem sido estudado e debatido por vários anos. Você precisa do mineral para fazer o fator de tolerância à glicose, que ajuda a insulina a funcionar melhor. Vários estudos sugerem que os suplementos de cromo podem melhorar o controle do diabetes, mas ainda não temos informações suficientes de como curar diabetes tipo 2 naturalmente com ele.

Ginseng

Vários tipos de plantas são chamados de ginseng , mas a maioria dos estudos usa o ginseng americano. Eles mostraram alguns efeitos de redução de açúcar nos níveis de açúcar no sangue em jejum e pós-refeição, bem como nos resultados da A1c ( níveis médios de açúcar no sangue durante um período de 3 meses).

Mas, precisamos de estudos maiores e mais a longo prazo. Os pesquisadores também descobriram que a quantidade de composto de redução de açúcar nas plantas de ginseng varia muito.

Magnésio

Embora a relação entre magnésio e diabetes tenha sido estudada por décadas, ainda não entendemos completamente. O baixo teor de magnésio pode piorar o controle do açúcar no sangue no diabetes tipo 2. Os cientistas dizem que ele interrompe a secreção de insulina no pâncreas e constrói resistência à insulina nos tecidos do corpo.

E as evidências sugerem que uma deficiência de magnésio pode contribuir para algumas complicações do diabetes. As pessoas que ingerem mais magnésio em sua dieta (por comer grãos integrais, nozes e vegetais de folhas verdes) têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 . Por isso ele é uma das formas de como curar diabetes tipo 2 naturalmente.

O magnésio é um mineral encontrado naturalmente em alimentos como vegetais de folhas verdes, nozes, sementes e grãos integrais e em suplementos nutricionais. O magnésio é necessário para mais de 300 reações bioquímicas. Ele ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e é necessário para o funcionamento normal dos músculos e dos nervos, do ritmo cardíaco, da função imunológica, da pressão sanguínea e da saúde óssea.

Alguns estudos sugerem que níveis baixos de magnésio podem piorar o controle glicêmico no diabetes tipo 2. Há também algumas evidências de que a suplementação de magnésio pode ajudar na resistência à insulina. Por exemplo, um estudo examinou o efeito do magnésio ou placebo em 63 pessoas com diabetes tipo 2. Após 16 semanas, as pessoas que tomaram magnésio melhoraram a sensibilidade à insulina e reduziram os níveis de glicose em jejum.

Altas doses de magnésio podem causar diarréia, náusea, perda de apetite, fraqueza muscular, dificuldade para respirar, baixa pressão sanguínea, frequência cardíaca irregular e confusão mental. O magnésio pode interagir com certos medicamentos, como aqueles para osteoporose, pressão alta (bloqueadores dos canais de cálcio), bem como alguns antibióticos, relaxantes musculares e diuréticos.

Por isso, é preciso entender como curar diabetes tipo 2 naturalmente com magnésio antes de tudo. Consulte sempre um profissional.

Vanádio

O vanádio é um composto encontrado em pequenas quantidades em plantas e animais. Estudos iniciais mostraram que o vanádio normalizou os níveis de açúcar no sangue em animais com diabetes tipo 1 e tipo 2.

Quando as pessoas com diabetes receberam vanádio, elas tiveram um aumento modesto na sensibilidade à insulina e foram capazes de diminuir sua necessidade de insulina. Os pesquisadores querem entender como o vanádio funciona no corpo, encontrar potenciais efeitos colaterais e definir dosagens seguras.

Coenzima Q10

Coenzima Q10, muitas vezes referida como CoQ10 (outros nomes incluem ubiquinona e ubiquinol), é uma substância semelhante à vitamina que é encontrada em carnes e frutos do mar. A CoQ10 ajuda as células a produzir energia e age como um antioxidante. Mas não foi mostrado ainda o que ela faz para ajudar a como curar diabetes tipo 2 naturalmente.

Canela

Alguns estudos descobriram que a canela melhora o controle da glicemia em pessoas com diabetes tipo 2. Em um deles, 60 pessoas com diabetes tipo 2 foram divididas em seis grupos. Três grupos tomaram 1, 3 ou 6 g de canela por dia e os restantes três grupos consumiram 1, 3 ou 6 g de cápsulas de placebo. Após 40 dias, todas as três doses de canela reduziram significativamente a glicemia de jejum, os triglicérides, o colesterol LDL e o colesterol total.

Alimentos Vegetais

A maioria dos alimentos vegetais é rica em fibras, vitaminas e minerais. Pessoas com diabetes tipo 2 podem se concentrar em:

  • Levedura de cerveja
  • Trigo mourisco
  • Brócolis e outros verdes relacionados
  • Canela
  • Cravinho
  • Café
  • Quiabo
  • Folhas verdes
  • Sementes de feno-grego

Alguns estudos mostram que certos alimentos vegetais podem ajudar seu corpo a combater a inflamação e usar insulina, um hormônio que controla o açúcar no sangue. Extratos de canela, como já citado anteriormente, podem melhorar o metabolismo do açúcar, desencadeando a liberação de insulina, que também aumenta o metabolismo do colesterol.

Extratos de óleo de cravo (eugenol) foram encontrados para ajudar a insulina a funcionar e reduzir glicose, colesterol total, LDL e triglicérides. Um composto não identificado no café (não a cafeína ) pode aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Se você está pensando em comer ou usar algum remédio à base de plantas, fale com seu médico primeiro. Ele é quem vai te explicar como curar diabetes tipo 2 naturalmente.

Controle de peso: Ervas são seguras

Como o excesso de peso e a diabetes estão ligados, muitas pessoas com diabetes recorrem a terapias alternativas naturais que alegam ajudar na perda de peso.

O importante nesse caso, novamente, é verificar com seu médico, porque muitos dos remédios que as pessoas utilizam para perderem peso não foram estudados, não são eficazes ou simplesmente não são seguros.

Um levantamento de preparações à base de plantas para a obesidade descobriu que muitos tinham chumbo ou arsênico e outros metais tóxicos. Alguns também tinham outros ingredientes que não estavam incluídos no rótulo.

O que considerar

Você deve conversar com seu médico sobre quaisquer medicamentos, produtos fitoterápicos ou tratamentos alternativos e complementares para garantir que eles não interfiram em seu tratamento ou causem outros problemas. Eles têm que servir apenas como uma forma de como curar diabetes tipo 2 naturalmente.

Cuidado com as alegações que parecem boas demais para ser verdade. Procure por fontes de informação com base científica.

Selecione marcas de produtos naturais com cuidado – “natural” não significa automaticamente que é bom para você. Evite produtos feitos com mais de uma erva. Leia os rótulos: Procure pelo nome comum e científico da erva, o nome e endereço do fabricante, um número de lote e lote, data de validade, diretrizes de dosagem e possíveis efeitos colaterais.

E, mais uma vez: sempre fale com o seu médico antes de qualquer decisão. A automedicação pode ser muito prejudicial e, consequentemente, deixar seu diabetes cada vez pior.

Usando terapias naturais para diabetes

Se você estiver interessado em tentar um tratamento natural além do tratamento padrão, certifique-se de fazê-lo somente sob a supervisão do seu médico. Se o diabetes não for controlado adequadamente, as consequências podem ser fatais.

Além disso, informe o seu médico sobre quaisquer ervas, suplementos ou tratamentos naturais que você está usando, porque alguns podem interagir com os medicamentos que você está tomando e resultar em hipoglicemia, a menos que devidamente coordenados.

Pare de tomar o produto e chame seu médico imediatamente se você:

  • Sentir-se enjoado ou vomitar
  • Ter um batimento cardíaco acelerado
  • Sentir-se mais ansioso, preocupado ou inquieto do que o normal
  • Não conseguir dormir
  • Ter diarreia
  • Receber erupções cutâneas

Portanto, agora que você já sabe como curar diabetes tipo 2 naturalmente, consulte um médico e descubra qual o melhor tratamento para o seu caso. Sempre faça tudo com muita cautela!

Como curar diabetes tipo 2 naturalmente com remédios caseiros
5 (100%) 1 vote