Diabetes é uma condição crônica que afeta cerca de 23,1 milhões de pessoas nos EUA, e até 1 em cada 4 pessoas não sabem que o têm. Os números têm subido constantemente nas últimas décadas sem sinais de estabilização. Os sintomas do diabetes incluem coisas como aumento da fome, aumento da sede, cicatrização lenta e visão embaçada, para citar alguns. Por isso é importante saber como reverter diabetes.

Todos os médicos abordam o diabetes de maneira diferente, e o fato de como reverter diabetes depende se o profissional vai se concentrar em prescrições ou adotar uma abordagem mais holística. Alguns médicos decidem se você precisa ou não de medicação para insulina e quanto. Outros irão aconselhá-lo sobre mudanças na dieta e estilo de vida que podem ajudar.

Diabetes é uma daquelas condições em que as conversas com seu médico serão muito mais produtivas se você tiver alguma informação sobre o que está acontecendo. Continue lendo para aprender o básico sobre como o diabetes e a insulina funcionam e como reverter diabetes, esteja você em risco ou se já tiver a doença.

Como reverter diabetes: Diabetes tipo I x tipo II

Antes de realmente entender como reverter diabetes, é preciso saber um pouco mais sobre o diabetes. O diabetes é classificado como Tipo I ou Tipo II. Novas pesquisas sugerem que existem vários tipos de diabetes, os quais necessitam de diferentes abordagens de tratamento, mas essa é uma área ainda em desenvolvimento.

Com diabetes tipo I, o sistema imunológico ataca o pâncreas e produz menos insulina ao longo do tempo. Com diabetes tipo II, suas células tornam-se resistentes à insulina e seu pâncreas se esforça para acompanhar a demanda por mais insulina.

O diabetes tipo II é mais responsivo às mudanças na dieta e no estilo de vida, e inúmeras pessoas tiveram sucesso em reverter o diabetes assumindo o controle de sua dieta, por exemplo. Nesse caso, é necessário ter muito auto controle.

Se você tem diabetes tipo I, diabetes tipo II, pré-diabetes, ou se você pode sentir flutuações de açúcar no sangue em torno de seus padrões alimentares, você se beneficiará de mudanças na dieta e estilo de vida que acabam diminuindo seu açúcar no sangue. Saiba como reverter diabetes da melhor forma!

Como funciona a insulina

Antes de se aprofundar, primeiro entenda como a insulina afeta tudo isso e de que forma ela pode ajudar no processo de como reverter diabetes.

Quando você come alguma coisa, seu corpo quebra os alimentos em aminoácidos (proteínas), lipídios (gorduras) e glicose (açúcar). O açúcar entra em sua corrente sanguínea a fim de dar às células o combustível que elas precisam.

A insulina é um hormônio que ajuda a glicose a chegar onde precisa ir. Quando seu corpo sente que você comeu alguma coisa, seu pâncreas produz insulina para ajudar as células a absorver o açúcar.

Se você não tivesse insulina, suas células não receberiam seu combustível de glicose, e seu corpo sentiria o açúcar em sua corrente sanguínea e, eventualmente, armazenaria como gordura, já que suas células não iriam utilizá-lo.

Quando estão funcionando bem, suas células obtêm a energia de que precisam e você não armazena o excesso de gordura. Algumas coisas podem dar errado com esse processo, no entanto. Saber sobre a insulina é fundamental para procurar formas de como reverter diabetes.

A resistência à insulina é exatamente o que parece – suas células não recebem o sinal da insulina para absorver o açúcar. Se o músculo e as células dos órgãos não respondem à insulina e absorvem o açúcar no sangue, as células não obtêm o combustível necessário e o açúcar permanece na corrente sanguínea. Isso sinaliza seu corpo para armazená-lo como gordura.

Se suas células não estão respondendo à insulina, o pâncreas produz mais para aumentar o sinal de que a glicose está disponível e as células devem absorvê-la. Quando seu pâncreas pode acompanhar, a glicose no sangue permanece dentro de intervalos saudáveis, e tudo está bem. Quando o pâncreas começa a cuspir, inicia-se a deficiência de insulina, o que leva a flutuações do açúcar no sangue e ganho de peso.

A resistência à insulina exige mais insulina do pâncreas. Pré-diabetes é quando você não faz o suficiente e seus níveis de açúcar no sangue sobem, mas eles ainda não são altos o suficiente para um diagnóstico oficial de diabetes. Portanto, como você observou, a insulina é muito importante no processo de como reverter diabetes.

Se você não fizer mais nada, corte o açúcar

Pilhas e pilhas de pesquisas associam o alto consumo de açúcar ao diabetes. Isso porque a natureza não produz os alimentos e bebidas super açucarados que os humanos fabricam, e nós não somos feitos para lidar com isso. Por isso é muito importante ter cuidado e saber o quanto antes como reverter diabetes.

Seu corpo quebra a comida que você come em açúcar (glicose), uma vez que suas células podem usar como combustível. Os seres humanos são construídos para lidar com os níveis de açúcar no sangue que vêm de refeições de carnes e legumes, com uma quantidade moderada de frutas.

Nos últimos cem anos, aproximadamente, as pessoas começaram a isolar o açúcar em um ingrediente e adoçar os alimentos com ele (xarope de bordo, xarope de milho rico em frutose e outros adoçantes incluídos).

Alimentos açucarados causam um pico na glicose no sangue, por isso eles não são recomendados no processo de como reverter diabetes. Seu corpo pode lidar com a onda ocasional, mas quando os doces se tornam uma coisa cotidiana, seu corpo começa a se esforçar para lidar com isso. O excesso de trabalho cansa o pâncreas, o qual passa a produzir menos e menos insulina, o que mantém a glicose no sangue, e não nas células, onde pertence.

Especialmente nos estágios iniciais de resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes, simplesmente reduzir o açúcar pode diminuit drasticamente a demanda de insulina e, por sua vez, reduz a carga sobre o pâncreas.

A coisa mais prejudicial que o açúcar faz é causar inflamação, e a inflamação é a raiz de quase tudo que falha no seu corpo. Existe uma ligação direta entre a inflamação e diabetes, e uma dieta baixa em carboidratos reduz a proteína C-reativa, um marcador de inflamação. Além do açúcar, é uma boa ideia ficar de olho na sua carga tóxica e manter a sua relação ômega-3 a ômega-6 baixa para manter também a inflamação baixa. É realmente importante entender tudo isso para saber como reverter diabetes.

Perder peso

Embora os cientistas ainda não compreendam as causas exatas da resistência à insulina, o excesso de peso corporal está na lista de suspeitos. Os pesquisadores descobriram que os participantes com diabetes entraram em remissão por perder peso sozinho – mesmo sem tomar insulina. Ou seja, quer saber como reverter diabetes? Então faça exercícios.

Se você ainda não é diabético, mas está em risco, ou se você pode sentir suas flutuações de açúcar no sangue, considere perder peso para reduzir seu risco. É uma das formas de como reverter diabetes. Em um estudo, para cada quilograma de perda de peso, houve uma redução de 16% no risco.

Outro estudo acompanhou adultos com alto risco de diabetes por 10 anos e descobriu que pessoas que fizeram mudanças na dieta e no estilo de vida tiveram uma incidência menor de diabetes do que os participantes que receberam metformina (um medicamento para controle de açúcar no sangue) ou placebo.

Se você está com sobrepeso, é provável que esteja em risco de ter diabetes ou já esteja lá. Pode ser hora de começar a procurar mudar a maneira de comer a fim de saber como reverter diabetes.

Para isso, invista um pouco do tempo do seu dia em atividades físicas. Apenas 30 minutos de exercícios diários – pelo menos 5 vezes por semana – podem ajudar e muito no controle do diabetes. É uma ótima forma de como reverter diabetes.

A melhor dieta para diabetes

A pesquisa é tão sólida que a comunidade médica está começando a aconselhar os pacientes diabéticos a limitar os carboidratos. Estudos após estudos mostram que uma dieta cetogênica com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos reverte o diabetes tipo 2.

Se o seu consumo de carboidratos está no lado alto (uma vez que você adiciona açúcar na mistura, você está certamente no lado alto), ele é armazenado como gordura e você acaba com resistência à insulina ou doença hepática gordurosa não-alcoólica.

A razão por trás disso é que os carboidratos se transformam em glicose e a limitação de carboidratos ajuda o corpo a controlar o açúcar no sangue com mais eficiência. Por isso esses tipos de alimentos não ajudam no processo de como reverter diabetes.

Além disso, melhora os perfis gerais de açúcar no sangue, a sensibilidade à insulina e a hemoglobina A1c, que é um marcador de diabetes. A baixa produção de carboidratos é especialmente eficaz se você estiver nos estágios iniciais, quando ainda não precisar administrar a insulina.

Reduzir os carboidratos e aumentar a ingestão de gorduras de alta qualidade reduz a gordura no sangue, o que, por sua vez, é uma forma realmente eficaz de como reverter diabetes.

Mesmo que pequenas mudanças graduais com o tempo não o curem, você se sentirá muito melhor quando der ao seu corpo o que ele precisa e quando você não o sobrecarregar com o que ele não precisa.

Seja reduzindo o risco de desenvolver diabetes ou eliminando a necessidade de medicação, vale a pena incorporar mudanças que sejam realmente eficazes, para que você possa ser a melhor versão de si mesmo. Por isso é importante entender como reverter diabetes!

Fale com o seu médico e descubra a melhor forma de como reverter diabetes para o seu caso.

Como reverter diabetes sem medicação
5 (100%) 1 vote