Diabetes é uma condição médica que dificulta a capacidade do pâncreas de produzir insulina, um hormônio que regula os níveis de glicose na corrente sanguínea. Diabetes e tontura estão interligados, pois sem um suprimento adequado de insulina, o diabetes pode causar um aumento e uma queda extremos nos níveis de açúcar no sangue.

Quando os níveis de açúcar no sangue aumentam, uma pessoa sente-se tonta, além de poder ter outros sintomas como sede, fome, fadiga e tontura. O diabetes também provoca a degeneração da visão, afetando os vasos sanguíneos ao redor do olho devido a um aumento na viscosidade do sangue.

Isto pode levar a visão turva, acompanhada de tontura. Além disso, altos níveis de açúcar fazem com que as veias e artérias ao redor do coração se obstruam, tornando o fluxo de sangue rico em oxigênio, difícil e lento. Esse cenário por sua vez pode causar tontura ou náusea.

Tontura e níveis de açúcar no sangue:

A insulina é o hormônio responsável pela absorção de glicose no sangue pelas células do corpo. Se você é diabético, seu pâncreas é incapaz de produzir insulina suficiente, resultando em uma quantidade alarmante de glicose presente no sangue. Esta condição é clinicamente denominada hiperglicemia. Além disso, os pacientes diabéticos não têm necessariamente níveis elevados de açúcar no sangue o tempo todo. Às vezes, os níveis de açúcar no sangue caem para níveis baixos. Esta condição é denominada hipoglicemia.

Hiperglicemia

Se uma pessoa sofre de hiperglicemia, ela tem um pâncreas disfuncional, o que significa deficiência grave de insulina, levando a uma quantidade excessiva de níveis de glicose no sangue. Isso torna o sangue espesso e leva ao aparecimento de alguns sintomas precoces, como tontura, seguida de fadiga e letargia.

O corpo também pode sofrer de desidratação devido a isso e o paciente frequentemente perde a consciência. Às vezes, o equilíbrio ácido-base do corpo também varia, o que é chamado de cetoacidose diabética. A hiperglicemia também leva ao metabolismo anaeróbico.

A cetoacidose diabética e o metabolismo anaeróbico também podem resultar em vertigem e fazer a pessoa perder a consciência de repente. Além disso, altos níveis de açúcar no sangue podem até levar ao coma.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é um caso especial de diabetes, em que uma pessoa experimenta níveis baixos de açúcar no sangue devido à dieta ou ao consumo de medicamentos ou injeções de insulina. Para que o cérebro desempenhe suas funções adequadamente, ele precisa de uma quantidade suficiente de glicose. Baixos níveis de açúcar no sangue, dificultam o bom funcionamento do cérebro e leva à fraqueza, sudorese e, em caso de deficiência excessiva de glicose, pode levar a tontura.

A tontura é sentida por pessoas que sofrem de hipoglicemia e hiperglicemia. Às vezes, níveis muito altos ou baixos níveis de açúcar no sangue causam um desequilíbrio corporal.

Como os diabéticos podem prevenir a tontura

A tontura é uma consequência de níveis muito altos ou baixos de diabetes. Como todos sabemos, é melhor prevenir do que remediar, então aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar a tontura.

  • Medir regularmente os seus níveis de açúcar no sangue para evitar tonturas ou náuseas;
  • Faça do exercício uma parte da sua agenda diária. Mesmo uma rápida caminhada de 30 minutos pode queimar calorias suficientes para regular seus níveis de açúcar no sangue;
  • Coma uma dieta equilibrada e rica em fibras, incluindo todos os nutrientes vitais necessários ao organismo. Comer quantidades excessivas ou inadequadas de certos alimentos pode destruir os níveis de açúcar no sangue;
  • Tome os seus medicamentos a tempo e apenas na quantidade prescrita. O uso excessivo de certos medicamentos às vezes causa hipoglicemia, que por sua vez leva à tontura;
  • Evite alimentos que são ricos em açúcar, sal ou carboidratos. Até mesmo uma xícara de café ou um copo de refrigerante pode causar um aumento agudo nos níveis de açúcar no sangue;
  • Faça certas mudanças no estilo de vida, como substituir a xícara de café habitual por chá verde, usar as escadas em vez de elevadores, participar de aulas de ginástica, ioga ou dança.

A tontura é um sintoma precoce de diabetes e está intimamente associada ao seu controle de seus altos / baixos níveis de açúcar no sangue. Consulte seu médico sempre que começar a sentir tonturas.

Deixe a sua avaliação