Dicas importantes de como manter a diabetes controlada 1 A Diabetes não tem cura. Ela pode ser revertida ou estabilizada.

As melhores maneiras de manter a diabetes controlada incluem testar seus níveis de glicose no sangue regularmente, fazer pequenas refeições, manter um registro de suas fontes de carboidratos e fazer exercícios regularmente. Também é importante verificar seus pés com frequência e manter a saúde dos olhos.

Sendo assim, entender o que você deve fazer para manter seus níveis de açúcar no sangue sob controle e qual o melhor estilo de vida adotar é fundamental para evitar futuras complicações mais sérias. Não se esqueça de que não cuidar do diabetes pode ocasionar doenças cardíacas e até mesmo derrames.

Para quem não sabe, o diabetes é uma doença que hoje já afeta milhares de pessoas em todo o mundo e, infelizmente, ainda não tem cura. Uma vez que você é diagnosticado com esta condição, é essencial manter a diabetes controlada.

Ser diagnosticado com pré-diabetes, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 ou diabetes gestacional pode ser assustador. No entanto, é sim possível viver com essa doença. Quer saber como manter a diabetes controlada? Então continue acompanhando este conteúdo até o final.

Como manter a diabetes controlada

Como já explicado antes, essa doença conhecida como diabetes é capaz de afetar negativamente todo o corpo, desde a visão até mesmo a saúde renal. Além disso, também pode causar inflamações nas articulações e atrapalhar o processo digestivo. É por isso que mudar os hábitos de vida em todos os sentidos é tão importante para manter a diabetes controlada.

Levando isso em consideração, veja a seguir maneiras de manter a diabetes controlada e evitar complicações:


Dicas importantes de como manter a diabetes controlada 2

Teste o açúcar no sangue regularmente

A primeira dica de como manter a diabetes controlada é testar o açúcar no sangue regularmente. Muitas pessoas têm um cronograma definido para verificar o nível de açúcar no sangue, mas somente fazem isso antes ou depois de algumas refeições. O ideal mesmo é que o açúcar no sangue seja verificado com uma frequência maior ao longo do dia, afinal isso pode mostrar de forma mais correta como o seu corpo está respondendo às glicoses.

Ao fazer isso com mais frequência também, é possível entender quais as principais mudanças que devem ser feitas em seu estilo de vida. Não se esqueça de que suas metas de níveis de glicose no sangue devem ser de: 70-90 mg / dL em jejum e 120-140 mg / dL 2 horas pós-refeição.

Para ser mais exato, é recomendado que esses testes sejam feitos de 6 a 7 vezes por dia. Dessa forma, ao manter a diabetes controlada é possível diminuir esse número com o passar do tempo. Mas, tudo, é claro, precisa da orientação do seu médico.

Tome os remédios corretamente

Para quem tem diabetes tipo 1, é de extrema importância seguir ao certo as doses de insulina prescritas pelo médico. Por sua vez, quem tem diabetes tipo 2 e não precisa de insulina, também é fundamental seguir ao certo a dosagem de medicação antidiabética.

Nunca faça nenhuma alteração, nem na dosagem da insulina e nem na do medicamento, sem o conhecimento do seu médico. Na verdade, é somente ele quem deve indicar essas mudanças.

Evite todas as fontes de carboidratos

Conhecer os carboidratos que você come e evitá-los o máximo possível também é uma excelente maneira de manter a diabetes controlada. Afinal, como os carboidratos, na verdade, são açúcares, eles contribuem e muito para o aumento da glicose no sangue.

Sendo assim, o mais recomendado é começar a consumir carboidratos saudáveis, ou seja, os grãos e as verduras. Por outro lado, os refrigerantes e outros itens de fast food devem ser deixados de lado. Existem várias ferramentas, como a contagem de carboidratos, que podem ajudá-lo a manter a diabetes controlada.

Coma em pratos menores

Outro truque psicológico para manter a diabetes controlada é preparar suas refeições em pratos menores. Dessa forma, é muito mais provável que você consiga manter o controle do quanto está comendo e, consequentemente, acabe diminuindo aos poucos a ingestão de açúcar e de calorias.

Uma dica nesse caso é montar o seu prato da seguinte forma: encha metade dele com vegetais fibrosos como, por exemplo, brócolis e espinafre, um quarto com grãos ou legumes simples e o restante com alguma proteína magra.

Coma refeições menores com maior frequência

Assim como recomendam muitos nutricionistas, comer entre 5 e 6 refeições ao longo do dia fará com que seu corpo permaneça ativo em seus processos digestivos, aumentando, assim, a sensibilidade dele à insulina. Além disso, ao comer refeições menores com uma frequência maior também faz com que exista menos pico de açúcar no sangue.

O ideal para manter a diabetes controlada é fazer as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar, e comer um lanche leve entre elas. Um lanche antes de dormir, por exemplo, é o mais importante para aqueles que tomam insulina de ação prolongada à noite.

Caso seja possível, marque uma consulta com um nutricionista a fim de montar uma dieta personalizada para o seu caso em específico e conseguir deixar a diabetes controlada. Além de tudo isso, algumas pesquisas sugerem que é importante ter um café da manhã saudável – uma combinação de pelo menos uma escolha de carboidrato, gordura e proteína.

Faça exercícios físicos

Quer outra dica de como manter a diabetes controlada? Então não deixe de praticar atividades físicas todos os dias. Não precisa ser nada exagerado. Muitos médicos, na verdade, falam que uma caminhada de 15 minutos por dia já pode fazer muita diferença para quem é diabético.

Caso não tenha tempo, não se preocupe. Esses exercícios também podem ser feitos em casa. Ou seja, realmente não há desculpas para não começar a ter hábitos de vida mais saudáveis.

Não coma fast food

Fazer o próprio almoço/jantar em casa é a melhor escolha para pessoas que sofrem de diabetes. Parar em fast foods ou comer em restaurantes acaba impossibilitando um controle do quanto de sal, gordura, açúcar e calorias estão sendo ingeridos em cada refeição. Isso, é claro, pode ser algo bastante perigoso para os níveis de glicose no sangue.

O fast food também pode conter alto teor de sal e um estudo publicado pela Associação Americana de Diabetes sugere que a ingestão de comidas com alto teor de sal aumenta o risco de doenças cardiovasculares em diabéticos.

Às vezes, eliminar totalmente o fast food não é possível para pessoas diagnosticadas com diabetes, já que dinheiro e o tempo podem ser uma barreira desafiadora em suas vidas. Nestas situações, o mais recomendado é escolher as melhores opções, ou seja, as mais saudáveis possíveis dentro desses locais.

Leia todos os rótulos dos alimentos

Pegar o costume de ler os rótulos de alimentos é algo realmente importante para manter a diabetes controlada. Dessa forma é possível se alimentar de uma maneira mais saudável. Uma dica aqui é sempre olhar os três primeiros ingredientes na embalagem, pois é do que o produto é feito principalmente. Você também pode solicitar informações nutricionais (gordura total, açúcar, carboidrato) em alguns restaurantes.  

Verifique sempre os seus pés

Verificar os seus pés diariamente é muito importante devido ao risco de desenvolver uma úlcera do pé diabético ou neuropatia diabética (lesão do nervo). Problemas de circulação nas extremidades, particularmente nos pés, são comuns em pessoas que sofrem de diabetes.

Sendo assim, verifique seus pés todos os dias e faça anotações sobre quaisquer mudanças óbvias na sensação ou na circulação. Discuta essas anotações com seu médico no próximo check-up a fim de manter sempre a diabetes controlada.

Visite sempre um oftalmologista

Por fim, a última dica de como manter a diabetes controlada é visitar sempre um oftalmologista. Isso porque essa doença pode afetar seriamente a saúde da sua visão, e a cegueira é um dos efeitos colaterais mais graves e assustadoramente comuns do diabetes a longo prazo. A verificação da sua visão regularmente pode ser a melhor maneira de prevenir a retinopatia também.

Outras formas de manter a diabetes controlada

Existem outras maneiras úteis de manter a diabetes controlada. Vamos dar uma olhada.

Experimente novos legumes: se você tem comido apenas fast food, pode ser um exercício divertido descobrir novos sabores experimentando legumes frescos. Sempre esteja atento ao teor de açúcar e carboidrato das frutas, caso decida comê-las.

Aumente sua ingestão de fibras: a fibra é uma parte essencial de qualquer dieta diabética. As quantidades recomendadas são 38 gramas de fibra alimentar para homens e 25 gramas para mulheres.

Pare de fumar: embora situações estressantes geralmente façam as pessoas fumarem mais, pode ser uma escolha muito ruim para pessoas com diabetes, particularmente aquelas com diabetes tipo 2. Fumar provoca estreitamento dos vasos sanguíneos, o que limita a boa circulação para as extremidades.

Sendo assim, todas essas são dicas importantes de como manter a diabetes controlada. Vai de você segui-las ou não, é claro. Apenas não se esqueça de que são formas de manter a saúde em dia.

Conclusão

Portanto, não é tão difícil como as pessoas imaginam conseguir manter a diabetes controlada. A única questão importante é ter força de vontade e entender que tudo isso é essencial para evitar complicações mais sérias futuramente.

Assista este vídeo sobre as melhores frutas para diabetes tipo 2:


Dicas importantes de como manter a diabetes controlada 2