Perda de peso inexplicável: O diabetes emagrece? 1 A Diabetes não tem cura. Ela pode ser revertida ou estabilizada.

Para quem não sabe, a perda de peso inexplicável é um termo utilizado com o objetivo de explicar uma diminuição no peso corporal que acontece de maneira não intencional, ou seja, quando uma pessoa não está nem fazendo dieta e nem exercícios físicos e mesmo assim emagrece. A grande questão é que isso pode estar relacionado a algumas doenças, como é o caso do diabetes. Você já ouviu, por exemplo, alguém falar que o diabetes emagrece?

É exatamente por isso, ou seja, porque a perda de peso inexplicável não é normal nas pessoas. Tenha sempre em mente que a quantia que você pesa é determinada por diversos fatores como, por exemplo, idade, saúde de uma forma geral e ingestão de calorias. Normalmente, ao atingir uma determinada idade, é comum que o peso fique relativamente estável com o passar dos anos.

É claro que ganhar ou perder alguns quilos é normal, afinal, como já mencionado antes, vários fatores acabam influenciando isso. No entanto, uma perda de peso inexplicável, a qual é significativa, ou seja, perder mais de 5% do seu peso corporal sem motivo algum, se persistente, deve ser analisada com bastante cuidado.

Sendo assim, se em algum momento alguém falar que diabetes emagrece, não leve isso como uma boa notícia. Na verdade, esse emagrecimento significa que algo não está como deveria, por isso é importante ter sempre cuidado. Sem dietas ou sem a prática de exercícios físicos, é realmente bastante raro que uma pessoa emagreça de forma significativa.

Para entender mais sobre essa questão e saber os motivos pelos quais o diabetes emagrece, basta continuar a leitura deste artigo.

O que pode causar a perda de peso inexplicada?

Além do diabetes, uma perda de peso inexplicável também pode ser causada por vários outros fatores, na maioria deles ruins, é claro. Veja a seguir as principais causas de uma perda de peso significativa sem estar esperando:

  • Depressão;
  • Certos medicamentos;
  • Câncer;
  • Doenças crônicas;
  • Transtornos alimentares – bulimia e anorexia;
  • AIDS;
  • Insuficiência do pâncreas;
  • Desnutrição;
  • Infecções;
  • Mal de Parkinson;
  • Drogas ilícitas, inclusive cocaína e anfetamina;
  • Tuberculose.

Dessa forma, é realmente muito importante procurar um médico caso uma perda de peso repentina e inexplicável aconteça. É válido ressaltar aqui que a perda de peso no caso de diabetes, por exemplo, pode acontecer como resultado de desidratação, problemas na tireóide, quebra dos músculos ou devido ao alto nível de glicose no sangue.

Quer entender mais ainda sobre essa questão se realmente o diabetes emagrece? Então continue acompanhando até o final o conteúdo.


Perda de peso inexplicável: O diabetes emagrece? 2

Diabetes emagrece?

A dúvida se o diabetes emagrece já foi respondida antes, certo? No entanto, é necessário entender ao certo como isso acontece. Para começar, o corpo dos pacientes que possuem diabetes, por não conseguirem mais produzir insulina ou por produzirem uma quantidade insuficiente, não são mais capazes de pegar a glicose presente no sangue, levar até as células e a usar como fonte de energia.

A partir do momento em que isso acontece, o corpo passa a queimar músculo e gordura com o objetivo de conseguir energia, o que reduz significativamente o peso corporal de uma pessoa. Ou seja, quando ouvir falar que o diabetes emagrece é necessário fazer essa associação e entender, portanto, que esse emagrecimento não é nada saudável.

Para explicar esse fato de que o diabetes emagrece de forma mais detalhada, é importante entender que a insulina insuficiente acaba impedindo que o organismo consiga a glicose que precisa da corrente sanguínea e das células do corpo. Assim, como a principal função da insulina é transportar a glicose obtida dos alimentos para as células, para que uma pessoa permaneça viva e saudável, todo esse processo acaba sendo dificultado e a consequência é o acúmulo de glicose no sangue.

Se isso acontecer, o organismo como um todo, principalmente por causa da falta de carboidratos necessários, acaba buscando por uma alternativa a fim de conseguir energia necessária para que as células trabalhem e funcionem corretamente. É quando ele começa a transformar tudo o que pode em energia, resultando na perda de peso.

Dessa forma, se isso acontecer e a pessoa não passar por um tratamento adequado o quanto antes, seus órgãos internos ficarão expostos a diferentes tipos de danos. Ou seja, o diabetes emagrece, mas faz isso de uma forma que prejudica e muito a saúde.

É válido ressaltar também que a perda de peso inexplicável é, na maioria das vezes, mais observada em pacientes que possuem o diabetes tipo 1. De qualquer forma, aquelas pessoas com diabetes tipo 2 também podem percebê-la.

Desidratação e perda de peso

Ainda há outra causa que explica o motivo pelo qual o diabetes emagrece. Quer entender qual é ela? Então veja agora mesmo. Caso não saiba, a desidratação é um dos principais sintomas do diabetes e ela está diretamente relacionada com a vontade frequente de fazer xixi.

Isso é muito provável de acontecer se uma pessoa for bastante ao banheiro por conta do diabetes e acabar não repondo tudo aquilo que foi perdido. A urina com frequência acontece pelo simples fato de que os rins começam a trabalhar mais do que o habitual, a fim de conseguirem filtrar todo o excesso de glicose acumulado no sangue.

No entanto, o grande problema é que ao urinar mais do que o normal uma pessoa acaba perdendo calorias e glicoses, o que leva a uma desidratação séria e consequente perda de peso. Sendo assim, é mais uma das explicações para explicar o porquê o diabetes emagrece.

Nunca se esqueça de que emagrecer é normal apenas se você está fazendo uma dieta e praticando exercícios físicos, certo? Nesses casos, a perda de peso é gradual e, portanto, saudável. Na verdade, ela até beneficia os níveis de colesterol, a pressão, entre inúmeras outras coisas que fazem mal à saúde. Além de tudo, perder peso também pode ajudar a diminuir a resistência à insulina e, dessa forma, fazer com que os tecidos adiposos e os músculos fiquem mais sensíveis aos níveis de insulina no sangue.

Mas, nesse caso, o diabetes emagrece de forma que prejudica a saúde.

Qual tipo de diabetes emagrece?

Como já explicado de forma breve anteriormente, é mais comum que os pacientes que têm diabetes tipo 1 emagreçam de forma inexplicável. Isso porque, nesses casos, o corpo não é mais capaz de produzir nenhuma insulina, diferente do diabetes tipo 2. Dessa forma, no diabetes tipo 1 é mais comum que o organismo comece a buscar energias nos músculos e nas gorduras.

É claro que o tipo 2 do diabetes emagrece em alguns casos também, mas a frequência é muito menor quando comparada com o tipo 1. O caso da urina frequente, ou seja, da desidratação, é algo que pode causar perda de peso em qualquer tipo de diabetes se a pessoa não ficar atenta.

Problemas causados pela deficiência de insulina

De acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism, existe, na maioria das vezes, um aumento da degradação muscular e uma redução na síntese muscular quando a quantidade de insulina produzida pelo organismo não é suficiente. O estudo também analisou que se essa insulina for reposta, como os pacientes de diabetes tipo 1 fazem, essa condição é minimizada.

Como o peso de uma mulher é composto por 36% de músculos e o dos homens por 45%, o desperdício ou a destruição muscular também podem ser os fatores da perda de peso por conta do diabetes. Ou seja, é mais um dos motivos pelo qual o diabetes emagrece.

Quando ver um médico

É necessário procurar um médico o quanto antes caso você perceba que perdeu mais do que 5% do seu peso corporal sem nenhum motivo sequer. Ou seja, sem estar fazendo uma dieta ou praticando atividades físicas. Apenas um profissional será capaz de analisar o que realmente está causando essa perda de peso inexplicável, certo? Além disso, ele também irá indicar a melhor forma de tratar o problema, tenha sempre isso em mente.

Não se esqueça de que o fato de que o diabetes emagrece não quer dizer que é isso que está acontecendo com você. Existem outras inúmeras causas para essa perda de peso repentina e significativa. O que importa mesmo é conversar com um médico e esperar que ele dê o seu diagnóstico.

Conclusão

Sendo assim, nunca se esqueça de que uma perda de peso repentina e não intencional pode não ser algo bom para a sua saúde. Apesar de existirem outros fatores importantes, esse emagrecimento pode sim estar ligado ao diabetes e, por isso, é preciso ter bastante cuidado. Como os níveis de glicose no sangue ficam altos, é muito comum que as pessoas que têm essa doença sintam muita vontade de fazer xixi, como já explicado antes. Tudo isso pode causar uma desidratação e a consequente perda de peso.

Existem outras maneiras que o diabetes faz emagrecer também como, por exemplo, ao tentar obter energia por meio dos músculos ou da gordura. Mas, o que realmente importa é entender que tudo isso é prejudicial à saúde.

Ou seja, o diabetes emagrece sim, mas isso de forma alguma deve ser visto como algo bom. Portanto, fique sempre de olho e procure um médico o mais rápido possível se achar necessário.


Perda de peso inexplicável: O diabetes emagrece? 2