Prevenção do diabetes: 8 Dicas de como ficar longe da doença 1 A Diabetes não tem cura. Ela pode ser revertida ou estabilizada.

O diabetes é uma doença crônica que hoje já afeta muitas pessoas em todo o mundo. Se não tratada da forma correta, essa doença pode causar complicações mais sérias como, por exemplo, doenças cardíacas, cegueira, insuficiência renal, entre muitas outras coisas. Dessa forma, entender qual a melhor ou as melhores maneiras de prevenção do diabetes é de suma importância.

Muitas vezes, é possível por exemplo que uma pessoa seja diagnosticada com pré diabetes e consiga evitar o aparecimento da doença futuramente. O pré diabetes acontece quando os níveis de açúcar estão altos, mas não tão altos para ser considerado como diabetes. No entanto, por não conhecerem as formas de prevenção do diabetes, atualmente é comum que cerca de 70% das pessoas pré diabéticas desenvolvam o diabete futuramente.

Sendo assim, este artigo foi feito exatamente para mostrar as principais formas de prevenção do diabetes. Ao segui-las corretamente, é muito difícil que uma pessoa venha a desenvolver a doença futuramente.

Além disso, seguir todas essas dicas também é importante para aquelas pessoas que já foram diagnosticadas com diabetes. Afinal de contas, são ótimas maneiras de controlar a doença e de evitar complicações mais sérias. Continue a leitura e saiba mais!

Como fazer a prevenção do diabetes

Confira logo a seguir 8 formas de como fazer a prevenção do diabetes. Preste bastante atenção e já coloque essas dicas em prática hoje mesmo, certo?

1. Corte os carboidratos e os açúcares refinados

Para começar, eliminar ou diminuir o consumo de alimentos com carboidratos ou açúcares refinados é muito importante. Afinal, eles são os principais responsáveis por colocar a saúde das pessoas em risco em relação ao diabetes. Isso acontece porque o organismo é capaz de dividir rapidamente esses alimentos em moléculas de açúcar pequenas, as quais são logo absorvidas pela corrente sanguínea.

Dessa forma, os níveis altos de glicose no sangue acabam fazendo com que o pâncreas passe a produzir mais insulina, ou seja, o hormônio que auxilia a saída do açúcar da corrente sanguínea, levando-o até as células para que seja convertido em energia. Em pessoas que possuem pré diabetes, por exemplo, as células do organismo, por serem resistentes à ação da insulina, fazem com que a glicose no sangue continue alta.

Como uma maneira de compensar tudo isso então, o pâncreas começa o seu trabalho de produzir uma quantidade maior de insulina para tentar baixar esses níveis. Conforme o tempo passa, a situação acaba piorando até se transformar realmente no diabetes.

Diversas pesquisas e estudos relacionam o consumo alto de açúcar ou de carboidrato com o desenvolvimento do diabetes. Portanto, diminuir ao máximo esse consumo pode sim evitar futuras complicações mais sérias. Ou seja, é uma forma de prevenção do diabetes.


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2. Faça exercícios físicos diariamente

Para as pessoas sedentárias, começar a praticar exercícios físicos com frequência é mais uma maneira de conseguir fazer a prevenção do diabetes. Isso acontece em grande parte porque as atividades são capazes de aumentar a sensibilidade à insulina do organismo. Dessa forma, quando uma pessoa faz exercícios, uma quantidade menor de insulina é necessária para manter os níveis mais baixos de açúcar no sangue.

Uma pesquisa com pessoas pré diabéticas mostrou que a atividade física moderada pode aumentar em até 51% a sensibilidade à insulina. Por sua vez, uma atividade de alta intensidade aumenta em até 85%. Entretanto, esse efeito somente aconteceu nos dias em que as atividades foram realizadas.

Nesta forma de prevenção do diabetes vale ressaltar que uma simples caminhada de 20 minutos por dia pode fazer muita diferença. Caso não tenha tempo de sair de casa para fazer exercícios físicos, não tem problema. Hoje em dia é possível fazê-los dentro da própria casa, basta separar algo em torno de 15 minutos por dia.

3. Beba água com frequência

Beber água é importante para muitas coisas e com certeza não é diferente quando o assunto é prevenção do diabetes. A água precisa ser a principal bebida que você toma ao longo do dia. É necessário, no mínimo, beber 2 litros de água diariamente. Além de fazer bem para a saúde por si só, beber água também evita que uma pessoa consuma bebidas com alto teor de açúcar, como refrigerantes, por exemplo.

Sendo assim, consumir água ao invés de outras bebidas é fundamental para controlar os níveis de glicose no sangue e, consequentemente, evitar ao máximo o diabetes. Se tem dificuldades de fazer isso, comece a tomar direto de uma garrafinha. Por exemplo, estipule uma meta diária – 6 garrafinhas – e ande sempre com uma por perto.

Fazendo isso, não será necessário ficar levantando e indo até a cozinha pegar água e, consequentemente, você tomará uma quantidade maior ao longo do dia sem mesmo perceber.

4. Alcance o seu peso ideal

Um dos principais fatores de risco para o diabetes é a obesidade. Levando isso em consideração, outra forma de garantir a prevenção do diabetes é emagrecendo e alcançando o seu peso ideal, caso não esteja nele. Aqui é válido ressaltar também que o excesso de gorduras na região abdominal aumenta as chances do desenvolvimento do diabetes.

Contudo, não precisa ficar muito preocupado. Algumas pesquisas mostram que perder apenas uma quantidade baixa de peso já pode ajudar na prevenção do diabetes. A grande questão é que quanto mais você perde é melhor, é claro. De qualquer forma, não tenha pressa. Na maioria das vezes, o processo de perder peso saudável é bastante gradual.

Existem muitas opções saudáveis ​​para perder peso, incluindo dietas low-carb , mediterrânicas, paleo e vegetarianas. O mais recomendado, no entanto, é procurar um nutricionista para que ele indique a melhor dieta para o seu caso em específico.

5. Pare de fumar

Tem o costume de fumar bastante? Então fique sabendo que uma das melhores formas de prevenção do diabetes é parar de fumar. Isso mesmo. Além de contribuir para outros problemas de saúde, o tabagismo também tem grande influência no desenvolvimento do diabetes.

Existe até mesmo estudos que ligam o diabetes tipo 2 ao fumo passivo, por isso é realmente importante tomar o máximo de cuidado possível. Lembre-se de que ao fumar você não estará prejudicando apenas você mesmo, mas também todas as pessoas que estão a sua volta.

Tenha sempre em mente que o hábito de fumar pode sim aumentar e muito as chances de ter diabetes no futuro. Muitas pesquisas já demonstraram esse fato. Portanto, como forma de prevenção do diabetes, pare de fumar o quanto antes, certo?

6. Siga uma dieta muito baixa em carboidratos

Já foi falado um pouco a respeito disso em uma dica anterior, mas como é algo realmente importante, nunca é demais falar sobre esse assunto. Afinal, uma das melhores formas de prevenção do diabetes é seguir uma dieta cetogênica, ou seja, baixa em carboidratos.

Nesse caso, é possível apenas diminuir o consumo ou tentar até mesmo zerá-lo. Essa mudança não precisa ser radical, muito pelo contrário. Que tal começar a diminuir o consumo de carboidrato hoje mesmo até chegar a um ponto de parar de consumir ele? Não se esqueça de que os carboidratos viram açúcar dentro do organismo, o principal inimigo do diabetes.

Dessa forma, ao diminuir o consumo desses alimentos, consequentemente os níveis de açúcar no site também vão reduzir de forma significativa, algo muito importante para evitar o desenvolvimento do diabetes.

7. Coma uma dieta rica em fibras

Ao contrário dos carboidratos, que é necessário reduzir o consumo, para evitar ao máximo o diabetes é preciso começar a comer mais fibras. É isso mesmo. Comer uma dieta rica em fibras é muito benéfico para a saúde intestinal e, consequentemente, para perder peso.

E, como já falado antes, perder peso é realmente fundamental para evitar o aparecimento do diabetes, certo? É válido lembrar ainda que a maioria dos alimentos vegetais não processados ​​contém fibras, embora alguns tenham mais do que outros.

8. Beba chá ou café

Por fim, mas não menos importante, outra dica para prevenir o aparecimento do diabetes é beber chá ou café, tudo sem açúcar, é claro. Mesmo que a água seja a sua principal bebida ao longo do dia, é importante variar um pouco, não é mesmo? Dessa forma, começar a consumir chá ou café diariamente e sem açúcar também é uma forma de prevenção do diabetes.

De qualquer forma, consuma ambos moderadamente. E, além disso, de forma alguma se esqueça de beber a água também, que é fundamental. O chá e o café podem ajudar uma vez que ambos possuem antioxidantes conhecidos como, por exemplo, polifenóis, os quais são capazes de auxiliar na prevenção contra o diabetes.

Além disso, o chá verde contém um composto antioxidante exclusivo chamado galato de epigalocatequina (EGCG) que demonstrou reduzir a liberação de açúcar no sangue do fígado e aumentar a sensibilidade à insulina.

Conclusão

Gostou dessas formas de prevenção do diabetes? Então que tal compartilhá-las com seus amigos em suas redes sociais? Caso tenha alguma dúvida também, é só deixar ela aqui nos comentários. Não se esqueça de seguir todas essas dicas a fim de evitar ao máximo essa doença tão ruim que é o diabetes.

Assista este vídeo sobre alimentação para diabéticos:


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