Um em cada 4 dos mais de 7 milhões de adultos nos Brasil que têm diabetes não sabem que possuem a doença, de acordo com um relatório de 2017 do Centro de Controle e Prevenção de Doenças. No geral, estatísticas apontam para 422 milhões de diabéticos no Brasil, um salto em relação aos 108 milhões de 1980.

O diabetes tipo 2 está associada com obesidade e excesso de peso. O diabetes tipo 1 é uma condição auto-imune na qual o corpo é confundido e ataca suas próprias células pancreáticas, responsáveis ​​pela produção de insulina, exigindo que o indivíduo substitua a produção natural de insulina pelo corpo por injeções ou bombas.

É importante reconhecer os primeiros sinais de qualquer tipo de diabetes. Se você tem e nem sabe disso, há uma chance de que a elevação do açúcar no sangue em seu corpo danifique os vasos sanguíneos e coloque sua saúde em risco e propensa a complicações relacionadas ao diabetes no futuro.

1:04

Sinais de diabetes precoce incluem:

  • Dormência nas mãos e pés;
  • Micção frequente;
  • Sede extrema;
  • Ganho de peso;
  • Perda de peso;
  • Má cicatrização de feridas;
  • Problemas de visão;
  • Problemas dentários;
  • Fadiga após as refeições.

Primeiros sinais de diabetes

1. Dormência nas mãos e pés

Os níveis elevados de açúcar no sangue em seu corpo associados ao diabetes podem causar sérios danos aos vasos sanguíneos em torno de seus nervos. Esse tipo de dano pode causar dormência e formigamento, geralmente em seus pés. Algumas pessoas experimentam esses sintomas tanto nos pés quanto nas mãos.

2. Micção frequente

Um dos primeiros sinais de diabetes é a micção frequente. As defesas naturais do corpo causam aumento da micção para tentar liberar os níveis de açúcar no sangue. A necessidade de urinar frequentemente, também conhecida como poliúria, pode ser causada por diabetes tipo 1 e tipo 2.

Se os seus rins não conseguem filtrar o excesso de açúcar na corrente sanguínea, o açúcar adicional viaja para os seus rins, causando aumento da micção.

3. sede extrema

Se você tiver que urinar com mais frequência, ficará mais sedento. Sentir a necessidade de beber muito mais água pode ser um sinal precoce de diabetes.

4. Ganho de peso

O aumento dos níveis de resistência à insulina pode ser um sinal de diabetes em estágio inicial. Quando a resistência à insulina do seu corpo aumenta, seu organismo acha que precisa armazenar gordura.

5. Perda de peso

No diabetes tipo 1, seu corpo não está produzindo insulina suficiente. Seu corpo precisa de insulina para armazenar gordura, proteína e carboidratos. Quando você não tem insulina suficiente para armazenar esses nutrientes de energia, seu corpo começa a gastá-los – é como esgotar os fundos de uma conta bancária, por exemplo. É por isso que a perda de peso pode ser um dos primeiros sinais de diabetes.

6. Cicatrização deficiente

Açúcar elevado no sangue pode comprometer o sistema imunológico, que, por sua vez, pode prejudicar a capacidade do seu corpo para curar de feridas. Quando o seu nível de açúcar no sangue é superior a 180 miligramas por decilitro, o seu sistema imunológico não cura as feridas da forma que deveria.

7. Problemas de visão

Visão borrada é um sinal precoce comum do diabetes. Isso ocorre porque o alto nível de açúcar no sangue faz com que a lente do olho inche e mude sua capacidade de enxergar. Muitas vezes essa mudança pode ocorrer rapidamente. Alterações rápidas na visão são perigosas, e um exame oftalmológico abrangente deve ser agendado. A boa notícia é que, uma vez que o açúcar no sangue esteja sob controle, sua visão deve voltar ao normal.

8. Problemas dentários

As gengivas que sangram quando você escova ou usa fio dental, mau hálito mesmo após a escovação e os dentes soltos podem ser sinais precoces de diabetes. Altos níveis de glicose na saliva podem exacerbar o crescimento da placa bacteriana e das bactérias, o que pode causar cárie dentária e doenças gengivais.

9. Fadiga após as refeições

Alimentos ricos em carboidratos , como arroz, macarrão, batata ou doces, têm uma tendência a aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que pode causar níveis incomuns de fadiga, diz o Dr. Garth Graham, cardiologista e presidente da Fundação Aetna. Hartford, Connecticut.

Os primeiros sinais de diabetes em mulheres

Os primeiros sinais de diabetes em mulheres e homens são semelhantes, com algumas exceções. Por exemplo, algumas mulheres e homens podem experimentar infecções do trato urinário.

Algumas mulheres também podem ter infecções fúngicas vaginais frequentes. Leveduras e bactérias se alimentam de glicose, por isso é comum ver infecções do trato feminino.

Algumas mulheres também podem ter hálito frutado ou de cheiro adocicado, causado por um alto nível de cetonas no sangue. Cetonas são substâncias químicas produzidas em seu fígado quando seu corpo tem insulina insuficiente para transformar glicose em energia.

Os homens têm algumas complicações adicionais no diabetes precoce em relação às mulheres.

Devido ao dano nos nervos e nas artérias causado pela pressão alta, o diabetes pode triplicar sua probabilidade de disfunção erétil, por exemplo. Níveis mais altos de açúcar no sangue promovem o crescimento de leveduras e infecções, e muitos homens diabéticos também experimentam infecções do trato urinário.

Estes primeiros sinais são geralmente acompanhados por visão embaçada, perda de peso inexplicável, fadiga incomum, aumento da micção e dormência ou formigamento nas extremidades.

Assista este vídeo sobre como reverter diabetes naturalmente:

Deixe a sua avaliação